As 20 cobras mais mortais da Terra

Elas estão entre os animais mais temidos do planeta, e por um bom motivo. Realmente, quase 5.5 milhões de pessoas são picadas por cobras todo ano – e cerca de 90.000 não sobrevivem para contar a história. Muitos sucumbem, de fato, a uma das seguintes 20 serpentes mais mortais do planeta. Não tem medo de cobras? Bem, logo vai ficar com medo.

20. Mamba negra

Cobras venenosas na África matam cerca de 20.000 pessoas todo ano – e muitas dessas mortes são resultado de um encontro com a extremamente temida mamba negra. Em 2014, por sua vez, Sara Viernum, co-fundadora do website The Wandering Herpetologist, contou ao LiveScience que esta cobra naturalmente agressiva é “extremamente venenosa e muito rápida.” E quando ela ataca, adicionou Sara, “ataca repetidamente”.

19. Boomslang

Ela pode parecer bonitinha, mas a boomslang africana é, na realidade, qualquer coisa menos isso. Realmente, a cobra subsaariana, cujas presas ficam no fundo de sua boca, é especialmente mortal. O herpetologista, Karl P. Schmidt, descobriu isso em 1957 quando foi picado por uma no polegar. Ele morreu 15 horas depois, sucumbindo, no fim, a hemorragia cerebral e parada respiratória. Mas sendo até o fim um cientista, Schmidt ainda conseguiu registrar seus horripilantes sintomas até o amargo final.

18. Serpente-tigre

A serpente-tigre é muito temida por australianos por três razões: seu temperamento agressivo, seu imenso comprimento e seu veneno letal. E os céus ajudem quem dar de cara com uma, pois é aí que a serpente-tigre primeiro vai se inflar e depois esvaziar o corpo antes de picar com toda sua força. Qualquer um que fique sem o tratamento, depois, enfrenta uma probabilidade de 40 a 60 porcento de morrer.

17. Cobra marrom

A Australian Geographic cita a cobra marrom como sendo a serpente mais perigosa da Austrália. E é de forma merecida: ela, junto com outras cobras marrons, mata mais australianos que qualquer outro tipo de serpente. Particularmente os fazendeiros estão sob risco de serem picados, porque a segunda cobra mais venenosa do planeta prefere lugares com muitos ratos. Achamos que é uma razão muito boa para se ter um gato.